Inventum & Campus Party: Que impacto podem trazer para toda uma região?

A semana de 13 a 18/10 de 2017 certamente ficará na história de Pato Branco e de toda a região sudoeste do Paraná como um grande divisor de águas que impactará o futuro de milhares de pessoas que vivem nessa região.

Público total de 110 mil pessoas nos 6 dias da feira.

Há não mais do que 20 anos atrás essa era considerada uma região essencialmente agrícola e um tanto quanto pobre em relação às demais áreas do Paraná. Mas isso vem mudando significativamente nas últimas duas décadas, através de investimentos em educação, tecnologia e da criação de um ecossistema empreendedor e inovador, que cada vez mais demonstra o potencial dessa região de se transpor às adversidades políticas e culturais que aqui se apresentavam. Isso me lembra muito o caso da Coreia do Sul, que após a guerra da Coreia na década de 50, mesmo estando em uma situação completamente desfavorável ao crescimento, juntou seus cacos, sacudiu a poeira e se transformou, em pouco tempo, num dos países mais desenvolvidos do mundo, segundo as nações unidas. A base disso tudo? Investimento em educação e tecnologia.

Competições entre jovens inventores de escolas públicas e privadas surpreenderam pelo engajamento.

Acredito que estamos no mesmo caminho! Mesmo que tenhamos que conviver com eternas discussões políticas de o quanto se deve priorizar esse tipo de investimento em relação à outras necessidades sociais como segurança e saúde. Não quero transcorrer muito para o lado político da discussão nesse post, mas é claro que com inteligência e bom senso se consegue lidar com as necessidades básicas, amparando os anseios da sociedade sem esquecer de investir naquilo que dará resultado a longo prazo (o que no Brasil infelizmente ainda é visto, de forma geral, como políticas que não geram voto — e por isso são deixadas quase que sempre de lado).

A feira Inventum, em sua terceira edição, ocorrida em Pato Branco — PR faz parte desse contexto que chamo de investimento de longo prazo. Não veremos as empresas crescendo vertiginosamente na semana seguinte ao evento, nem tão pouco teremos profissionais altamente capacitados surgindo em um estalar de dedos por terem tido acesso à dezenas de palestras e workshops com foco em ciência, tecnologia e inovação. Não sonhem com isso, será decepcionante. Mas uma coisa eu tenho certeza, esse evento com toda sua repercussão serviu exatamente como a adubação e semeadura de um terreno, que agora fértil, está pronto para fazer crescer toda aquela estrutura vital para que possamos colher seus frutos daqui a 10 anos ou mais. É daqui a alguns anos que você certamente ouvirá perguntas como:

Mas o que tem de tão diferente aqui no sudoeste do paraná que parece ser uma região que respira inovação?

Você e eu saberemos a resposta!

E não faltou personagens de Cosplay para animar a galera.

Com um público total de 110 mil visitantes, vindos de diversas regiões do País e até do exterior, a Inventum conseguiu despertar o interesse de um público bastante diversificado, de jovens (geeks, nerds, desenvolvedores, gamers, estudantes, etc.), adultos, idosos e em especial das crianças. Só da rede de escolas públicas e privadas da região foram cerca de 30 mil alunos. Isso é fantástico, pois muitos deles jamais haviam tido contato com experiências e atrações tão diferentes e inovadoras.

Atrações como Realidade Virtual fizeram a alegria do público, em especial das crianças.

Você pode ler mais no site oficial da Inventum e também no portal da prefeitura municipal de Pato Branco sobre todas as atrações e conteúdos que fizeram dessa a maior feira de ciência, tecnologia e inovação do Sul do Brasil.

Outra quebra de paradigma importante foi que a Inventum contou ainda com a realização da primeira edição da Campus Party fora de uma capital, isso no mundo todo. É a primeira vez que isso acontece, o que dá a dimensão da importância que nossa região passa a ter no cenário nacional e internacional dos eventos de tecnologia e inovação.


A Softfocus esteve presente no evento como expositora e atraiu um número impressionante de pessoas para seu estande. Estamos muito felizes com a receptividade positiva que tivemos do público, e mostraremos nos próximos posts alguns números e curiosidades sobre as atrações que disponibilizamos na feira, fiquem ligados!

Até a próxima.